A Valor T apresenta a sua Metodologia na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve

Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve

No dia 21 de junho de 2023, a Valor T marcou presença no I Encontro de Estudantes de Medicina com Doentes e seus Cuidadores, organizado pela Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve.

Este primeiro encontro, promovido pelos estudantes do 4º ano, foi realizado no âmbito duma unidade curricular designada de Seguimento Clínico de Doentes 2 cujo objetivo é, não só a aquisição de conhecimentos por parte dos estudantes sobre os desafios de viver e gerir uma doença crónica não transmissível (e as incapacidades físicas ou cognitivas associadas), como também o desenvolvimento de estratégias de comunicação adequadas.

Realizando pelo menos uma visita domiciliária mensal, os referidos estudantes, estabeleceram um relacionamento de empatia e de colaboração com as pessoas que vivem com um problema crónico de saúde.

Resultado dos contactados tidos ao longo deste ano académico conheceram o Afonso (doente) e a sua mãe (cuidadora) e toda a sua história. Em virtude do Afonso, ser um Candidato T, ou seja, uma pessoa com uma incapacidade colocada no mercado de trabalho através da Valor T, recebemos o convite para participar neste Encontro.

A apresentação da Valor T esteve a cargo da técnica Beatriz Estevão que acompanha o Afonso, na “pós-colocação”, a última etapa do percurso de integração dos Candidatos T nas Empresas. O Afonso trabalha atualmente no Continente em Faro.

A Beatriz explicou a metodologia de integração implementada e objetivos aplicados dando como exemplo o Afonso. Proporcionou, desta forma, uma partilha enriquecedora a qual despoletou uma intensa e entusiasmada interação. As questões foram muitas e, a interação entre a equipa da Valor T e os estudantes, de extrema importância.

A Valor T reforça assim o seu papel de referência na área da inclusão laboral, incentiva à promoção de uma sociedade mais inclusiva, na qual Todos têm a oportunidade de alcançar o seu pleno potencial, independentemente das suas incapacidades.

Esta nossa intervenção permitiu-nos igualmente destacar a importância da empregabilidade das pessoas com deficiência, mostrando que Talento e Transformação não têm limites, num caminho em que a empregabilidade e a inclusão andam unidas, lado a lado.

Assim aqui deixamos o nosso agradecimento à Comissão Organizadora do I Encontro de Estudantes de Medicina com Doentes e seus Cuidadores pelo seu convite e aos Pais do Afonso que acreditam no impacto do nosso trabalho a nível nacional.