A equipa da Valor T visita a Casa Ásia: Coleção Francisco Capelo

A equipa da Valor T visita a Casa Ásia: Coleção Francisco Capelo

A convite da diretora da Casa Ásia, Eduarda Napoleão, fomos conhecer este novo espaço.

A Casa Ásia não está ainda aberta ao público, no entanto, estão a ser organizadas visitas internas aos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Em 2017, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa recebeu, por doação, aquisição e depósito, a coleção de arte asiática do colecionador Francisco Capelo, a instalar futuramente no Palácio Portugal da Gama/São Roque, localizado no Bairro Alto, com a designação de Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo.

Situado no polo cultural de São Roque, este edifício foi recuperado e musealizado para exibir publicamente o acervo de arte asiática que Francisco Capelo reuniu ao longo de mais de 20 anos, com o objetivo de o disponibilizar ao público, obedecendo a critérios de seleção rigorosos, como a raridade, a integridade e o bom estado de conservação, não descurando o valor estético de cada objeto.

Constituído por cerca de 1300 objetos, abrange uma grande diversidade de obras de arte de várias regiões da Ásia, do século III a.C. aos inícios do século XX, com peças provenientes de catorze países da Ásia: Índia, Nepal, Sri Lanka, Tailândia, Myanmar, Laos, Vietname, Camboja, China, Coreia, Japão, Indonésia, Timor-Leste e Filipinas.

A incorporação desta coleção na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa irá permitir fazer a ponte com a presença portuguesa na Ásia, expressa na igreja e no Museu de São Roque, em especial no ciclo pictórico da sacristia e no núcleo de arte asiática.

A vista, exemplarmente guiada pela técnica Patrícia Lamas, deixou em todos vontade de voltar para poder conhecer melhor esta magnífica coleção.

Parabenizamos todos os envolvidos neste Projeto!