Recrutamento e Inclusão de Pessoas Com Deficiência

Conferência Incluir no Mundo do Trabalho da UGT, João Cadima , Carolina Van Zelle Susana Pinto e Catarina Oliveira

No passado dia 29 a Valor T esteve na Conferência Incluir no Mundo do Trabalho da UGT representada pelo Terapeuta Ocupacional João Cadima. Na mesa redonda “Experiências de Vida – As Barreira do Quotidiano” tivemos a oportunidade de dar a conhecer o trabalho que a Valor T desenvolve todos os dias com os candidatos e as empresas que nos procuram para juntos superarmos os desafios da inclusão no mercado de trabalho. Tivemos o prazer de partilhar o painel com Susana Pinto e Catarina Oliveira, duas pessoas com deficiência que expuseram as suas experiências de vida em várias dimensões, mais particularmente enquanto trabalhadoras. Neste painel a Carolina Van Zeller apresentou o trabalho que a Associação Salvador, nossa parceira, desenvolve nesta área. Nas várias exposições ficou claro que a diversidade existe em todos nós e que a deficiência só se consubstancia quando o contexto levanta barreiras ou tarda a derruba-las.

Nesta mesa redonda foram exploradas várias questões que constituem barreiras à integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a Valor T apresentou as ações que desenvolve para as ultrapassar. Relativamente ao trabalho desenvolvido com cada candidato, partilhámos a forma como estes chegam até nós, como os conhecemos e acompanhamos, nomeadamente após a colocação. Quanto ao trabalho com as empresas, partilhámos que desenvolvemos um trabalho diferenciado com cada uma consoante a fase de preparação para a integração de colaboradores com deficiência. Junto destas analisamos as funções e postos de trabalho de forma a compreender a compatibilidade com colaboradores com diferentes funcionalidades.

Ficou claro que para derrubar as barreiras é necessário continuarmos um trabalho de parceria em rede que tanto valorizamos e investir na capacitação, das pessoas com deficiência para estarem melhor preparadas para integrarem o mercado de trabalho e das empresas para melhor as acolherem. Fica o desafio de a UGT e a Valor T continuarem a colaborar nestas duas frentes.