Perguntas Frequentes
A nossa equipa de suporte está disponível para ajudá-lo caso tenha alguma dificuldade ou necessite de assistência adicional. Antes de entrar em contacto connosco, por favor verifique se a sua questão é respondida na nossa secção de perguntas frequentes.
Candidatos
-
O que é a Valor T?
É uma Unidade de Missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criada com o propósito de ser um agente promotor da empregabilidade de pessoas com deficiência.
-
Que serviços oferece a Valor T?
A Valor T oferece um conjunto de serviços relacionados com o processo de promoção de empregabilidade de pessoas com deficiênciaAlém de avaliar o candidato, acompanha-o na sua integração no mercado de trabalho durante um período máximo de 18 meses. Quando considerar adequado, a Valor T pode, ainda, sugerir ao candidato que este desenvolva um processo de melhoria das suas competências em vários domínios e integrando, por exemplo, um programa de capacitação adequado.
-
Como posso contactar a Valor T?
Através do email valort@scml.pt ou dos contactos telefónicos 213 235 000 ou 213 235 453
-
Com que idade posso inscrever-me na plataforma Valor T?
O candidato deve ser maior de idade, ou seja, ter mais do que 18 (dezoito) anos. Caso o interessado seja menor de idade, este deve reunir as condições especiais previstas na legislação laboral que rege oo Trabalho de Menores.
-
A Valor T garante a integração no mercado de trabalho?
Não. A Valor T, através do processo de promoção de empregabilidade de pessoas com deficiência, avalia o candidato e, caso este reúna as condições previstas nos termos e condições, identifica-o como elegível para ser associado a uma entidade empregadora. Esta associação depende dos postos de trabalho/ofertas de colocação disponibilizados pelas entidades empregadoras nacionais, pelo que a Valor T não garante nem pode garantir a seleção do candidato que depende, exclusivamente, da entidade empregadora.
Caso entenda adequado, a Valor T pode, ainda, propor que o candidato realize um programa de capacitação junto de uma entidade empregadora, stendo em vista a aquisição ou desenvolvimento de competências que favoreçam a integração no mercado de trabalho.
-
Quanto tempo demora o processo de colocação no mercado de trabalho
Não é possível determinar um tempo limite para este efeito, uma vez que a colocação depende de fatores externos à Valor T, nomeadamente a disponibilização de postos de trabalho/ofertas de colocação por parte das entidades empregadoras.
-
É obrigatória a inscrição no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)?
Não. No entanto, a Valor T sugere que todos os candidatos estejam inscritos no IEFP, de forma a poderem usufruir de todos os apoios e medidas previstos por aquele organismo. Caso ainda não esteja inscrito no IEFP ou esteja a tratar do mesmo, pode fazer o seu registo diretamente na plataforma Valor T.
-
Estou a trabalhar. Posso usufruir dos serviços da Valor T?
Sim.
-
Estou a ser acompanhado por outra instituição. Posso inscrever-me na Valor T?
Sim. A Valor T não funciona em regime de exclusividade.
-
Registei-me enquanto candidato. Posso, posteriormente, acrescentar um assistente?
Sim. Durante todo o processo, o candidato terá a opção de adicionar um assistente, bem como de eliminar ou substituir o mesmo a qualquer momento.
-
Sou um acompanhante/tutor e quero registar um candidato por mim acompanhado. Quais os procedimentos da inscrição e qual a documentação necessária?
Ao iniciar o registo na plataforma Valor T, o acompanhante/tutor, terá de escolher o perfil para o efeito, introduzir os seus dados e apresentar documento comprovativo da tutela e que corresponde a decisão judicial que ateste o regime de acompanhamento/tutela.
-
O que faz o assistente?
O assistente, escolhido pelo candidato, pode auxiliar no registo e preenchimento dos seus dados, (digitalização e carregamento de documentos na plataforma, apoio na gestão da comunicação com a Valor T, assim como acompanhar o candidato em todas as fases que compõem o seu percurso na Valor T através da plataforma informática em que estará registado.
-
Posso ser assistente de uma pessoa com deficiência?
Sim, pode. Para tal, o candidato deverá indicá-lo como assistente. Seguidamente receberá um email para registo na plataforma e aceitação de acompanhamento do candidato.
Entidades Empregadoras
-
Os serviços prestados pela Valor T são pagos?
Não. Os serviços prestados pela Valor T são totalmente gratuitos.
-
É necessário reunir com a Valor T? Porquê?
Sim. A reunião entre a entidade empregadora e a Valor T destina-se à apresentação de ambas as entidades. Este encontro permite apurar, junto da entidade empregadora, as características dos postos de trabalho a disponibilizar para que os candidatos pré-identificados pela Valor T sejam os mais adequados às necessidades da Entidade Empregadora.
-
Quanto tempo demora o processo de seleção, colocação e integração dos candidatos?
O processo de promoção de empregabilidade de pessoas com deficiência implica uma análise, conjunta e caso a caso, por parte da Valor T e da entidade empregadora. A apresentação de candidatos por parte da Valor T, está dependente da existência de candidatos registados, que correspondam ao perfil procurado pela entidade empregadora, pelo que a Valor T procurará dar uma resposta válida com a maior brevidade possível.
-
Tenho um posto de trabalho em aberto. De que modo pode a Valor T ajudar-me a preencher essa vaga?
Após finalizado o registo na plataforma e definidas as características do posto de trabalho disponível, a Valor T, reunirá e apresentará os candidatos que melhor correspondam ao perfil traçado para o posto de trabalho em questão. De acordo com o que for definido entre as partes, a Valor T poderá ainda dar apoio no processo de recrutamento e seleção, na preparação da colocação e no acompanhamento pós-colocação.
-
Quando a entidade empregadora se regista e apresenta um posto de trabalho na plataforma Valor T, é obrigada a contratar um dos candidatos pré-selecionados pela plataforma?
Não. A Valor T procurará identificar o candidato que corresponda ao perfil definido pela entidade empregadora, mas a seleção é da exclusiva responsabilidade desta. A entidade empregadora, deverá manter o posto ativo até à apresentação de candidatos por parte da Valor T, garantindo, assim, que o perfil dos candidatos propostos é analisado pela entidade empregadora.
-
O que são medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência?
São um conjunto integrado de medidas que visam apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência e incapacidade que apresentam dificuldades no acesso, manutenção e progressão no emprego. Ao nível do emprego, existe um conjunto de apoios que visam facilitar a integração e manutenção das pessoas com deficiência e incapacidade no mercado de trabalho. Informe-se sobre as medidas existentes e as respetivas modalidades de apoio que as integram, em https://www.iefp.pt/reabilitacao-profissional.
-
Que serviços oferece a Valor T às entidades empregadoras?
A Valor T oferece um conjunto de serviços relacionados com o processo de promoção de empregabilidade de pessoas com deficiência. Além de avaliar o candidato com o objetivo de apurar se o mesmo se adequa às necessidades da entidade empregadora, de acordo com o perfil de posto de trabalho/oferta de colocação disponibilizado, a Valor T está disponível para acompanhar o candidato no processo de integração, até um período máximo de 18 (dezoito) meses.
-
Depois da colocação do candidato, a Valor T continuará a acompanhá-lo?
Sim. A Valor T disponibiliza a todos os candidatos inseridos no mercado de trabalho um acompanhamento pós-colocação, em moldes a fixar entre o candidato, entidade empregadora e Valor T, durante um período máximo de 18 meses. Este acompanhamento pós-colocação tem como objetivo prevenir e apoiar a gestão das dificuldades que possam, eventualmente, surgir.
-
Qual a documentação necessária para efetuar o registo na plataforma Valor T?
Para usufruir dos serviços da Valor T, deverá descarregar diretamente na plataforma um comprovativo de existência jurídica da entidade empregadora (exemplo: no caso das sociedades comerciais, recomenda-se que o documento em causa seja a certidão permanente de registo comercial).
-
Enquanto representante da entidade empregadora, posso identificar um interlocutor para tratar das questões do emprego e deficiência junto da Valor T?
Sim. Na área de registo da entidade empregadora poderá identificar e caracterizar o interlocutor para contactos futuros com a Valor T e para articulação no que respeita ao processo de promoção de empregabilidade de pessoas com deficiência. No decorrer do processo, poderá alterar o interlocutor na área privada da entidade empregadora. No futuro, poderá ser solicitada a junção de documento que ateste os poderes do interlocutor identificado para o efeito.
Contacte-nos