Valor T e CRNSA de mãos dadas

Senhora usa aparelho para estimular a visão

Ver é uma bênção, compreender o outro uma necessidade.

Uma vez mais a Valor T promoveu uma ação de sensibilização e formação no Centro de Reabilitação de Nossa Senhora dos Anjos (CRNSA), no âmbito da Rede Colaborativa.

Compreender e sentir a situação das pessoas com deficiência visual são alguns dos objetivos desta iniciativa.

A resposta estava, obviamente, no CRNSA, um estabelecimento integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como missão promover a reabilitação de pessoas com cegueira adquirida ou baixa visão, visando a sua autonomia e inclusão.

A Valor T e o CRNSA uniram esforços com o propósito de melhor servir as necessidades das pessoas com deficiência visual que recorrem à agência de empregabilidade, promovendo uma ação de sensibilização e formação esta sexta-feira, 17 de fevereiro, para os técnicos da Valor T, nas instalações do referido centro.

Além de promover o desenvolvimento de competências profissionais básicas sobre a deficiência visual, a ação procurou apresentar as diferenças entre baixa visão e cegueira; explicar as principais patologias na função visual e as suas características; promover o desenvolvimento de competências de comunicação e de interação, facilitadoras do atendimento à pessoa com deficiência visual e, simultaneamente, promover o conhecimento sobre o uso das TIC pela pessoa com deficiência visual. Acima de tudo, era necessário conhecer melhor a situação das pessoas com deficiência visual.

Os técnicos da Valor T experienciaram algumas situações quotidianas vividas pelas pessoas cegas ou com baixa visão.

Estão agora mais atentos e conscientes nas suas atitudes, palavras e ações, conforme referiu Isabel Pargana, diretora do CRNSA, sublinhando ainda que “este encontro é um desafio, por criar a oportunidade de sentir o lugar do outro.