Delegação de Cabo Verde visita a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para se inspirar na Valor T

fotografia ao grupo da delegação de cabo verde. Na fotografia, estão 9 mulheres de diferentes idades em fila, viradas para a camara. a fotografia foi tirada numa sala, tendo um roll-up da Valor T atrás das pessoas.

A visita destinou-se a conhecer o trabalho desenvolvido pela Valor T, a agência de empregabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dedicada a pessoas com deficiência, bem como a História e a intervenção da Misericórdia de Lisboa na cidade.

Foi no passado dia 15 que uma delegação cabo-verdiana visitou a Misericórdia de Lisboa, na sequência do projeto “Fechando Brechas”, o qual está a ser implementado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde e que tem como objetivo melhorar as condições de inclusão social e laboral das pessoas com deficiência. No âmbito deste projeto e no quadro da cooperação com o ministério do Trabalho e da Segurança Social português, os representantes de Cabo Verde puderam conhecer alguns dos mecanismos institucionais e as práticas implementadas por Portugal no processo de inclusão de pessoas com deficiência.

A visita técnica começou à tarde, com o acolhimento da delegação no Convento de São Pedro de Alcântara e uma visita à Casa do Impacto, a qual foi guiada por Nuno Comando, diretor do Departamento de Empreendedorismo Social (DEES), seguindo-se a apresentação da Valor T por Vanda Nunes, diretora da agência de empregabilidade da Santa Casa. Luís Rego, Vogal da Misericórdia de Lisboa e Administrador-Executivo do DEES esteve presente na receção da comitiva.

Criada em 2021, a Valor T ajuda, apoia e suporta pessoas com deficiência na construção de carreiras profissionais estáveis e adequadas às capacidades de cada um. Potenciar talentos e apoiar as empresas no processo de integração de pessoas com deficiência é parte do trabalho diário que as equipas da Valor T desenvolvem juntos de candidatos e empregadores.