AHP e SCML reforçam parceria para inclusão de pessoas com deficiência na hotelaria

AHP e SCML reforçam parceria para inclusão de pessoas com deficiência na hotelaria

No passado Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) ampliaram o protocolo de colaboração, já existente desde 2015. Este acordo visa promover a integração profissional de pessoas com deficiência no setor hoteleiro, fortalecendo a inclusão e contribuindo para um turismo mais acessível e sustentável.

Este protocolo surge no âmbito da missão da Valor T, da SCML, e do Programa HEART – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da AHP. A associação compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos seus associados, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos seus quadros de pessoal, através de ações de formação e partilha de boas práticas. Por sua vez, a Valor T oferecerá apoio técnico para assegurar transições eficazes para o mercado de trabalho.

Tal como afirma a Diretora da Valor T, Vanda Nunes, “um dos pilares fundamentais para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida autónoma e ativa, consagrado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é o acesso ao mercado de trabalho, de forma plena e em condições de igualdade com as demais. O mesmo objetivo é sublinhado na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, num desígnio Constitucional que, com os nossos Parceiros, estamos empenhados em concretizar para garantir uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e a encara como um fator de valorização e de progresso”.

Na assinatura do protocolo, Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, destacou o simbolismo da data e agradeceu a colaboração: “Obrigado por permitirem dar corpo ao trabalho da Valor T, neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” Já Bernardo Trindade, Presidente da AHP, elogiou o trabalho conjunto e afirmou que apesar do caminho já realizado até aos dias hoje, quer alcançar mais.

Com esta iniciativa, as duas instituições reafirmam o compromisso com a igualdade de oportunidades, com o objetivo de “não deixar ninguém para trás”.